Aprendendo sobre os EAU

 

Aprendi tantas coisas com a guia Ingrid na ultima excursao em Abu Dhabi…

Nos fomos no Emirates Palace, um hotel considerado 7 estrelas, para um chá da tarde. O lugar é muito luxuoso e mostra só uma parte da riqueza desse pais que ainda tem em Dubai outros hotéis tão ou mais luxuosos.

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos mas não é a maior cidade… Tem cerca de 800.000 habitantes e é um dos 7 emirados que compõem o pais EAU. É a cidade mais rica. Ninguém se preocupa com dinheiro aqui. Isso não é problema. Ninguém paga conta de água e só a metade da conta de luz. Tudo é por conta do governo. As famílias recebem do governo ajuda pra tudo. Só os que realmente podem comprar suas casas as compram. E ai, meu filho, as casas…não são casas, são palácios!

É tudo impecável As ruas super limpas, nem um papelzinho no chão. As avenidas de Abu Dhabi são cheias de canteiros de flores, petúnia em sua maioria, todos coloridinhos, lindos de morrer, mas graças a irrigação constante. Chove apenas cerca de 120 mm/ano! A água é 70% de dessalinização e os outros 30% de fontes de áreas montanhosas e poços artesianos.

Os EAU produzem atualmente cerca de 3 milhões de barris de petróleo por… DIA!!! As exportacoes começaram em 1962, 4 anos depois que as reservas de petróleo foram descobertas por aqui. Sem falar que 4 dos 7 emirados são ricos em gás natural.

Abu Dhabi era um grande deserto, com apenas algumas pessoas fixas, mas a maioria eram nômades que passavam em direção ao Sultanato de Oman. Mas em 1971 o Xeque Zayed começou a governar o pais e tudo mudou. Ele morreu ha uns anos e é idolatrado até hoje. Sua família, claro, seus filhos, continuam governando Abu Dhabi.

Pra quem mora aqui ha mais de 20 anos a cidade mudou muito, mas corre atrás de Dubai, que é ainda mais desenvolvida e a maior cidade do pais.

Outras coisa muito interessante é que 80% da população dos EAU é de estrangeiros. Pessoas vindas de diversos países como Oman, Índia, Paquistão, Bangladesh, Iêmen, Filipinas, Sri Lanka, sem falar em alguns países africanos.

Aqui a educação que eles chamam de pré escola é gratuita e depois existem as escolas técnicas e universidades. Ate o ensino fundamental a escola é mista, depois mulheres e homens são separados e estudam em escolas diferentes.

Os casamentos arranjados já não são tão comuns. Assim como também não é mais comum o homem ter mais de uma mulher (eles podem se casar até com 4). Fica muito caro manter 4 famílias. Especialmente porque as novas gerações de mulheres já não querem mais dividir o mesmo teto com outras mulheres. Elas querem suas próprias casas e manter 4 casas, mesmo num dos países mais ricos do mundo, não é fácil. Além disso, não é só financeiramente que o homem tem que manter suas 4 casas… também a dedicação a mulher e filhos tem que ser igual.

Cada emirado tem um “ruller”, ou seja, uma pessoa que governa, faz as regras e o pais tem o seu presidente que também é o ruller de Abu Dhabi, a capital.

A criminalidade é praticamente zero. E existe pena de morte pra 3 tipos de crime: assassinato, estupro e trafico de drogas. Isso para os locais. Os estrangeiros vão ser julgados e cumprirão suas longas penas na prisão.

Queria ter gravado tudo que a guia falou pra poder contar pra vocês… É um lugar muito interessante, riquíssimo, sem que a gente possa imaginar…

Comentários

  1. LiLi, adorei seu relato...aprendi sobre os EAU...muito bom...vc me transportou para este pedacinho tão diferente de nós...beijos mil da Betânia.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=e0DmPlxeVdQ

    ...minha amiga LiLi, fiz este "filminho" para você! Com o carinho da Betânia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, o amor

Todo o azul do mar

Manual de Conservar caminhos I – Paulo Coelho