POR AI, AQUI - here, there and everywhere!










Ontem fui a Positano, Sorrento e Pompéia. Tinha muita vontade de conhecer a Costa Amalfitana, um dos lugares mãos lindos da Itália. Fica na região da Campagna, ao sul próximo a Nápoles. É um pouquinho parecido com Cinque Terre, onde estive há dois anos. Na verdade estou ainda em duvida se gostei mais deste ou daquele... rsrs
Mas sem duvida era bem diferente do que eu pensava. Positano é praticamente uma vila de pescadores. Tinha curiosidade de conhecer além de tudo, porque no filme Sob o sol da Toscana algumas cenas foram gravadas nesse lugar. Frances e Marcello na praia, provando o limoncello. A praia é exatamente como aparece no filme, com exceção que no filme era inverno ou pelo menos estava frio e ontem, ao contrario, estava um belíssimo dia de sol! Isso deixou Positano ainda mais linda... É uma pena que nessas excursões a gente fique tão pouco tempo... É um dia só que temos para cada porto então não há muito tempo pra passear. Mas mesmo assim valeu a pena, ainda que tenha ficado um gostinho de quero mais. Acho que vou ter que programar uma viagem pra La de novo, futuramente...
Sorrento é totalmente diferente do que pensei. É uma cidade relativamente grande, em relação a Positano. Mas também muito bonita, cheia de turistas, um mar de azul inexplicável (espero que vocês consigam ter uma idéia nas fotos), muitos carros e scooters, como toda cidade italiana que se preze... Comprei um limoncello, da marca mais famosa, no supermercado da cidade. Foi uma pechincha. Mas ainda não peguei de volta no crew Office porque toda bebida alcoólica que compramos fora do navio tem que ficar retida e só depois podemos recolher. Alias, Sorrento tem varias fabricas de limoncello, um licor feito do limão siciliano que é bebido gelado aqui na Itália. Muuuuito bom!!
Depois fomos a Pompeia, visitar as ruínas da cidade que foi coberta pelas cinzas do vulcão Vesuvio. Quase 8 metros de cinzas esconderam por séculos uma cidade inteira e hoje podemos ter uma idéia do que foi uma cidade romana no século 1, dC. Muito interessante! Principalmente se levarmos em conta que os romanos já faziam coleta de água de chuva, tinham um sistema de abastecimento, sistema de esgoto, tinham saunas, banhos públicos, comercio bastante desenvolvido, lojas, padarias...
Enfim, aos poucos vou conseguindo seguir as excursões, pois nem sempre é possível. Hoje, por exemplo, estou trabalhando e só sai pra contar os tickets com o operador turístico. Mas semana passada consegui ir a Roma, depois de 6 anos. A cidade continua especial pra mim, como há 13 anos quando la estive pela primeira vez. Não vi o Papa, mas fui a Roma!!!! Até que poderia te-lo visto, mas realmente preferi andar e rever meus lugares preferidos e andar por outros ainda desconhecidos. Dessa brincadeira surgiram mais de 100 fotos, mas vou ter que fazer uma super, mega seleção pra colocar aqui. Desculpe gente, mas não da mesmo!!! Ainda mais eu, que nem gosto de fotos!!
E por ultimo, não menos importante, fui a Portofino, um dos mais famosos balneários da Itália, próximo a Genova. Muito lindinha a cidade, daquelas com casas coloridas, cheias de barcos no píer, num maravilhoso dia se sol! Tenho certeza que vão gostar também.
Por enquanto é isso, pessoas... ou that`s all, folks!

Comentários

  1. Liane,

    Tudo bem com vc?

    PO!Vejo teu pai todo dia e vc esta tirando onda!
    Muito maneiro!Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Li!!! Você tá visitando cada lugar lindo!!! Que vontade de conhecer tudo também!!! Saudades, Mel.

    ResponderExcluir
  3. LiLi querida, seus relatos estão incríveis!...o mar de azul incrível, o gostinho do limoncello, huuummm!!! Estou adorando de ver tão linda e radiante nestas belas fotos. Vc faz parte de paisagem..., - acho que nasceu mesmo foi aí na Itália...! Saudades, minha amiga...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ah, o amor

Todo o azul do mar

Manual de Conservar caminhos I – Paulo Coelho